Sete em cada dez brasileiros não costuma frequentar os museus. Entre as doze atividades culturais principais, visitar museus fica apenas em oitavo lugar. São dados da pesquisa Cultura nas Capitais, divulgada há poucas semanas pelo Ministério da Cultura.
Resolvi olhar este estudo para tentar buscar explicações para o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
Acho que ele traz sim algumas pistas, como estes dois índices que trouxe aí no começo do texto. Mas é claro que estamos falando de algo muito mais complexo, difícil de ser explicado tão rapidamente.
Mas foi legal olhar a pesquisa e descobrir que os moradores de Curitiba e Belo Horizonte são os que mais frequentam museus, comparando com a média das capitais. E tem mais, por aqui a prática está entre as cinco preferidas das pessoas, entre as doze atividade culturais listadas da pesquisa. Os curitibanos dizem que vão a museus tanto quanto a shows de música, por exemplo.
Sem dúvida é preciso lamentar muito o incêndio do Museu Nacional, mas também é preciso buscar os bons exemplos para evitar que desastres do tipo se repitam. Quem sabe entender esta relação diferente do curitibano com os museus possa ser um caminho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s