De quanto tempo é a licença paternidade no Brasil?
Hoje isso depende da empresa em que você trabalha.
Pela constituição, são apenas 5 dias corridos a partir do nascimento ou adoção da criança. E, infelizmente, esta ainda é a realidade para a maioria dos homens brasileiros.
Mas este tempo poderia ser de 20 dias caso as empresas aderissem ao programa do governo que dá incentivos fiscais para concessão de uma licença maior. Segundo a Receita Federal temos mais de 160 mil empresas que poderiam aderir ao programa, mas apenas 13% delas concede o benefício adicional.
Por outro lado, é animador o número de companhias que estão indo além e concedendo até mais tempo do que isso para que o pai possa conviver com o filho.
Infelizmente a maioria das iniciativas está concentrada em algumas grandes empresas, o que não muda muito a realidade da esmagadora maioria dos homens brasileiros que ainda recebe míseros 5 dias de licença paternidade.
Mas tenho certeza que, com o tempo, estes exemplos vão comprovar o que já pode ser visto em outros países que adotam incentivos há mais tempo. Incentivar o pai a conviver com o filho nos primeiros meses de vida gera ganhos para todos os envolvidos, inclusive para as próprias empresas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s