Você tem interesse em comprar chifres de rinoceronte, ou de elefante? E que tal um pássaro exótico da Amazônia? Fácil, basta procurar na internet e nas principais redes sociais para encontrar tudo isso e mais um pouco.
Uma realidade que pode mudar, já que Google, Microsoft, Facebook e outras dezoito grande empresas de tecnologia acabam de assinar um compromisso para dificultar a vida dos pilantras que usam estas tecnologias para divulgar seus negócios sujos. A meta deste pacto em favor da natureza é reduzir em 80% o tráfico de animais pela internet até 2020.
Que este compromisso seja realmente cumprido pois além dos benefícios óbvios para o planeta pode servir de exemplo. Afinal, pornografia, venda de armas, tráfico de crianças e outros tantos negócios criminosos usam a internet deste mesmo jeito para conquistar clientes. E tudo isso passa na cara das grandes empresas de tecnologia que até hoje se escondem covardemente atrás de uma ideia falsa de “privacidade” para ignorar essas barbaridades todas.