Deixar de usar o carro torna sua vida mais segura.
É o alerta de uma pesquisa feita no Canadá. Pela primeira vez um estudo comparou os riscos de sofrer acidentes entre se locomover de carro, bicicleta, transporte público, ou a pé.
O resultado mostrou que é cinco vezes mais seguro andar de bike e de ônibus, do que de carro. Para chegar a essa conclusão, os cientistas pegaram uma rota específica de deslocamento pela cidade de Montreal e compararam os índices de acidentes.
Aí você me diz, mas o campo de estudo foi o Canadá, onde o transporte público é melhor, onde há mais estrutura para pedestres e ciclistas, e aqui é bem diferente.
Pode ser, mas pense comigo, Curitiba é a cidade com maior número de veículos por habitante do Brasil. Só essa informação já mostra que andar de carro pode ser mais perigoso por aqui também.
O que não tenho dúvidas é que quando pararmos para pensar, de verdade, e compararmos as alternativas de mobilidade na cidade vamos perceber que o carro é realmente a pior opção possível por questões econômicas, ambientais, e talvez, de segurança.