Visitar a cidade história de Machu Picchu está na sua lista de viagens?
Se não está recomendo que você coloque. Estive lá em 2015 e posso dizer que se trata de um lugar fantástico.
Mas preste atenção, porque vai ficar um pouco mais difícil visitar este santuário dos Incas a partir de agora. É que a Unesco ameaçou incluir Machu Picchu na lista de patrimônios ameaçados. Adivinha porque?
Sim, por conta da exploração turística sem noção, que ameaça a preservação de todo o local, não é de hoje. Durante a visita isso me chamou muito a atenção. Pessoas demais subindo nas pedras, passando a mão em tudo. Durante todo o tempo que ficamos lá não vimos e nem recebemos nenhuma orientação sobre a preservação do espaço.
Por conta disso tudo é que a Unesco levantou a voz, o que fez o governo do Peru adotar regras de visitação a este local que recebe 1 milhão e meio de visitantes por ano. O fluxo de pessoas agora é limitado, a visita passou a respeitar rotas definidas e é obrigatória a presença de guias autorizados.
Tomara que isso seja suficiente, caso contrário Machu Picchu, uma das poucas cidades Incas que sobreviveu quase intacta aos conquistadores espanhóis, corre o risco de não sobreviver a nós, turistas do novo mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s