Reduzir a conta de luz em 90%. É o que algumas pessoas aqui no Brasil já conseguem por terem adotado a energia solar, seja em residências ou no comércio.
Chamada microgeração, é a instalação de pequenos sistemas de geração de energia solar. A evolução tecnológica dos últimos anos fez o custo despencar e hoje é possível ter um sistema por cerca de R$ 15 mil, investimento que se paga em até 5 anos.
Mas convenhamos que poucas pessoas tem essa grana para gastar, por isso a geração de energia solar representa apenas 0,04% da matriz brasileira. Portanto, vale comemorar o anúncio recente do governo federal de destinar cerca de R$ 3 bilhões para financiar projetos de microgeração de energia fotovoltaica. Mas a medida vale apenas para as regiões mais pobres do país, localizadas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Aí podemos ver isso de duas formas, por um lado uma ação ainda muito aquém do grande potencial do Brasil em geração de energia solar. Por outro, se considerarmos o que foi feito até aqui neste tema, trata-se de uma medida enorme, uma pequena luz na escuridão.