Pedestres e ciclistas podem receber multa por infrações de trânsito a partir de abril.
É que 20 anos depois de entrada em vigor do Código Nacional de Trânsito estas medidas foram regulamentadas. Com isso, nos próximos meses, pessoas que andam a pé ou de bicicleta podem ser penalizadas com multas que variam de R$ 44 a R$ 130.
Para os ciclistas, são consideras infrações passíveis de multa coisas como pedalar em cima da calçada, dirigir na contramão da rua, andar em vias de trânsito rápido.
Eu, como um usuário da bicicleta, concordo que muitos ciclistas se arriscam de forma irresponsável pelas ruas. Mais de uma vez já chamei a atenção de pessoas que pedalam na contramão.
Por outro lado, como exigir que o ciclista não use a calçada quando a cidade não oferece opção. As vezes é inevitável subir a guia e transitar por ali, já que temos pouquíssimas opções de ruas com ciclovias e ciclofaixas nas cidades brasileiras.
Penalizar pedestres e ciclistas sem oferecer infraestrutura adequada para poderem transitar pela cidade é um absurdo. Por isso esta lei tem tudo para ser mais uma daquelas tantas que temos por aqui que só existem no papel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s