O que a morte de elefantes e rinocerontes da África tem a ver com as sanções comerciais a Coreia do Norte?
Você já deve saber que o país asiático está em pé de guerra com o mundo por conta dos insistentes testes nucleares promovidos por lá.
Diversos países, capitaneados pelos Estados Unidos, cortaram relações comerciais com o Coreia do Norte nos últimos meses. E para compensar essa queda brusca de receitas o governo de Kim Jong-um está estimulando segmentos de negócio em que o país sempre foi referência, como por exemplo o tráfico de marfim e de chifres de rinoceronte.
Historicamente, a Coreia do Norte é uma referência na coleta e destinação de chifres de rinocerontes e presas de elefantes. Segundo a Iniciativa Global contra o Crime Organizado, desde 1989 boa parte das apreensões deste tipo de contrabando teve participação de norte-coreanos. E agora, por conta das sanções econômicas, o governo de Kim Jong-um tem incentivado esse show de horrores norte-coreano para faturar uma grana. Uma prática criminosa e covarde que tem como principal mercado a China, onde as iguarias são vendidas a peso de ouro para fins medicinais.
Quando os humanos não se entendem a natureza sempre sofre as consequências.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s