Cuzco, no Peru, foi o berço de uma das civilizações mais impressionantes que já pisou neste Planeta: os Incas.
Atraídos por esta história tão rica, até hoje, milhares de pessoas enfrentam a altitude de 3.400 metros de Cusco para conhecer mais da história e dos hábitos dos Incas.
Em 2015, quando estive por lá, pude conhecer um pouco mais deste povo que tinha com a natureza uma relação simbiótica fantástica.
Os recursos naturais eram usados de forma sustentável, como fonte de alimento, proteção e adoração. Afinal, Pachamama, a “mãe-terra” é uma das divindades mais importantes para os Incas.
O que mais me impressionou foi a relação que este povo tinha com a água. É inacreditável a evolução em engenharia e hidráulica que os Incas desenvolveram há 500 anos.
Em uma ruína de uma antiga cidade que visitei o guia chamava a atenção para uma fonte. Estudiosos de todo o mundo estiveram ali para tentar descobrir de onde vinha a água. Trouxeram equipamentos dos mais modernos, fizeram testes e sondagens de todos os tipos. Mas até agora, ninguém sabe de onde os Incas tiraram aquela água toda que continua a correr, cinco séculos depois.
Olhar para o passado, para a forma como os povos “primitivos” se relacionavam com a natureza pode nos trazer muitos, mas muitos aprendizados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s