O Brasil é um território abençoado pela natureza. Somos invejados mundo afora, principalmente pela quantidade de água doce que temos disponível. Invejados por muitos, mas não pelos escoceses.
O cuidado e o orgulho pelas fontes de água que se tem na Escócia foi uma das coisas que mais me marcou em minha passagem por lá.
Para os escoceses a água é o patrimônio mais importante, acima até do petróleo, que também é abundante no país por conta das grandes reservas no Mar do Norte.
Os lochs, lagos de água doce resultado do desgelo das montanhas, são um patrimônio que os escoceses exibem com brilho nos olhos. Pois eles sabem que ter acesso a água doce é algo cada vez mais raro no planeta.
Em um dos tours que fiz, para conhecer o Loch Ness, aquele da lenda do monstro, conversei rapidamente com o guia sobre o assunto. Ele, então, quis saber como nós do Brasil cuidamos de nossas fontes de água doce. “Não tão bem quanto vocês”, foi minha resposta. É claro que fui muito gentil com nós brasileiros e com a forma como cuidados de nossos recursos hídricos.
Na época pensei muito em como seria bom mandar brasileiros para a Escócia e aprender com eles como valorizar e cuidar da água, este bem tão preciso que a natureza nos brindou, e que insistimos em tratar com tanto descaso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s