A massagem é um programa obrigatório para quem vai a Tailândia. Para os tailandeses massagem é algo sagrado, que faz parte da cultura e da história do país. E por isso, os estúdios de massagem do país empregam milhares de pessoas e são até usados para reinserção de mulheres na sociedade.
Descobri isso durante minha estada em Chiang Mai, cidade que fica ao norte da Tailândia e que abriga algumas das mais tradicionais escolas de “Thai Massage” do país. Um projeto existente por lá ensina as técnicas milenares da massagem as mulheres que cumprem pena por crimes leves. E a ideia vai além. Em Chiang Mai há um estúdio de massagem que emprega exclusivamente estas mulheres depois que cumprem as penas. Já são duas unidades na cidade.
Confesso que minha primeira impressão quando soube da iniciativa foi de desconfiança. Mas resolvi arriscar, pois achei a ideia bastante interessante. E posso dizer, pela qualidade do serviço e pelo grande movimento de pessoas que vi quando estive lá, que a iniciativa é um sucesso.
Juntar reinserção social e preservação da cultura no mesmo pacote é realmente uma ideia bastante inteligente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s