Fraldas de pano ou fraldas descartáveis? O que gera mais impacto ambiental?
E se eu te disser que estudos indicam que, no fim das contas, dá no mesmo.
Agora que virei, pela primeira vez, um consumidor de fraldas resolvi me aprofundar neste assunto que já me intrigava há algum tempo. O fato é que, até hoje, apenas uma pesquisa significativa foi feita sobre o tema.
Em 2005, a Agência Ambiental do Reino Unido comparou a pegada ambiental das fraldas de pano e das descartáveis. E o resultado é que quase não existe diferença se olharmos para todo o ciclo de vida, desde a extração da matéria prima até o descarte.
O estudo mostra que se por um lado as fraldas descartáveis geram muito mais resíduos, pois demoram 450 anos para se decompor, as fraldas de pano gastam muito mais água, desde a produção do algodão até as inúmeras lavagens necessárias.
Algumas empresas e startups já oferecem soluções, em teoria, mais sustentáveis. Seja com produtos descartáveis biodegradáveis, seja com fraldas de pano mais duráveis.
Estão perceba que ainda não há, de fato, uma opção ambientalmente correta neste assunto. E daí cabe a cada um de nós, consumidores de fraldas, buscar informações e incentivar soluções que deixem nossos bebês, a natureza e nossa consciência mais aliviados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s