Até o final do Sintonia Social de hoje, 1 milhão de garrafas plásticas de água serão compradas, e descartadas, no planeta.
Assim, se você fizer uma conta rápida, vai perceber que consumimos hoje no mundo mais de 500 bilhões de garrafas de água por ano. E há tempo este número só cresce.
A culpa maior é da falta de saneamento. Afinal, pense bem, se as pessoas tomassem água da torneira não precisariam consumir tanta água engarrafada.
Que o digam os habitantes de países como Indonésia, Filipinas, Vietnã, Tailândia e, principalmente, a China. Locais onde a renda das pessoas tem crescido muito mais rápido que o acesso a água encanada de qualidade.
Além disso, são lugares com índices de reciclagem muito baixos. O que faz com que metade do plástico que vai para os oceanos venha destas nações asiáticas.
No assunto reciclagem de garrafas plásticas o Brasil é uma referência. Por aqui metade deste tipo de resíduo já é reaproveitado. Se países em desenvolvimento, como estes que citei, seguissem nosso exemplo, o mundo teria muito menos plástico para se preocupar.