Uma nova pesquisa confirma, quando os pais estão em cena, as notas escolares dos filhos podem melhorar até 20%.
As razões para essa ligação já foram alvo de diversos estudos. Este foi conduzido pelo economista Naercio Menezes, do Ibmec, e traz premissas bem interessantes.
Primeiro, as crianças precisam de ajuda para manter a disciplina exigida pelos estudos. Proporcionar um ambiente favorável aos estudos em casa também pesa. Outro papel decisivo da família é ajudar a despertar o interesse das crianças pelas aulas. Associar tarefas do dia-a-dia a conhecimentos de matemática e ciências serve como aplicação prática para aquilo que se aprende no colégio.
Algumas escolas estão indo além e já usam a internet para aproximar os pais dos filhos. Tem colégio que já coloca na rede o boletim dos alunos, a lição de casa e até um roteiro diário das aulas. Os pais podem ainda trocar e-mails com os professores, para que se mantenham atualizados sobre os filhos sem necessidade de ir à escola.
Atitudes como essas precisam ser mais incentivadas no Brasil, país onde os pais são mais lembrados pela ausência, do que pela presença na escola dos filhos.