Uma nova pesquisa confirma, quando os pais estão em cena, as notas escolares dos filhos podem melhorar até 20%.
As razões para essa ligação já foram alvo de diversos estudos. Este foi conduzido pelo economista Naercio Menezes, do Ibmec, e traz premissas bem interessantes.
Primeiro, as crianças precisam de ajuda para manter a disciplina exigida pelos estudos. Proporcionar um ambiente favorável aos estudos em casa também pesa. Outro papel decisivo da família é ajudar a despertar o interesse das crianças pelas aulas. Associar tarefas do dia-a-dia a conhecimentos de matemática e ciências serve como aplicação prática para aquilo que se aprende no colégio.
Algumas escolas estão indo além e já usam a internet para aproximar os pais dos filhos. Tem colégio que já coloca na rede o boletim dos alunos, a lição de casa e até um roteiro diário das aulas. Os pais podem ainda trocar e-mails com os professores, para que se mantenham atualizados sobre os filhos sem necessidade de ir à escola.
Atitudes como essas precisam ser mais incentivadas no Brasil, país onde os pais são mais lembrados pela ausência, do que pela presença na escola dos filhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s